Review da Hospedagem LocaWeb em Fevereiro de 2019

Nós do Portal das Hospedagens revisamos o mais popular e mais conhecido serviço de hospedagem do Brasil. A Locaweb tem avaliação regular nos critérios de confiabilidade, preço, usabilidade, suporte e recursos. É também um dos mais antigos, criados em 1998, e investido muito na sua infraestrutura no Brasil.

Possui uma carteira variada de produtos e serviços: Cloud Computing e servidores, hospedagem de sites (hospedagem compartilhada), revenda de hospedagem com Linux ou Windows, servidor dedicado e gerenciado, VPS Locaweb, Object Storage, SSL Locaweb, Criador de Sites, Loja Virtual (Tray e-commerce), e-mail Locaweb e e-mail Marketing Locaweb.

O carro chefe da empresa é o serviço de hospedagem de sites no entanto, a Locaweb tem planos de hospedagem com Linux ou Windows, o que torna possível utilizar PHP ou ASP. E para outras linguagens de programação, indica-se o plano de VPS, sendo o da empresa um dos mais acessíveis, ou Hospedagem Cloud.

Os planos contam com apenas um IP dedicado e conta como ponto negativo o fato de a Locaweb continuar cobrando para oferecer o certificado SSL. A Locaweb aparece na lista como provedor de serviços homologado no Registro.br contudo, não aparece como credenciada pelo ICANN (Internet Corporation for Assigned Names and Numbers).

Diferenciais

Wiki Locaweb – página da empresa que disponibiliza artigos, guias e tutoriais sobre procedimentos nos serviços de hospedagem e servidores da Locaweb e que pode ser acessada por qualquer usuário da internet.

A empresa possui dois tipos de blogs:

Locaweb Developer Network criado para manter uma proximidade com os desenvolvedores web.

Blog Locaweb traz pautas sobre desenvolvimento e tecnologia, empreendedorismo, marketing e produtividade em geral.

Central de Ajuda

A Locaweb concentra diversos links em uma central de ajuda, página que encaminha o cliente para o Statusblog Locaweb. Assim, o usuário poderá responder aos formulários com as suas dúvidas que são atendidas pela empresa. Os suportes são realizados via telefone ou chat, e funcionam 24/dia.

Planos e preços

A Locaweb possui três tipos de planos: Hospedagem I, para quem precisa de poucos e-mails; Hospedagem II, intermediário e Hospedagem III, para sites maiores. O diferencial entre eles está exatamente na quantidade de e-mails que a empresa contratante irá utilizar.

Quanto aos valores, a Locaweb divulga valores mensais para os planos contratados.

Concluindo

A Locaweb faz jus ao fato de ser uma das mais tradicionais e populares sistema de hospedagens de sites entregando o que promete dos seus produtos e serviços.

É evidente que, como suas concorrentes, a Locaweb pode melhorar o desempenho aprimorando serviços como Gerenciador de Arquivos, automatizar as aplicações para instalação automática.

E como já mencionado anteriormente, também pesa contra a Locaweb o fato de cobrar para emitir o certificado SSL ainda que muitas de suas concorrentes ofereçam o serviço de forma gratuita. Além deste fato, o preço cobrado pela Locaweb é considerado muito mais alto quando comparado serviços semelhantes pelos demais serviços de hospedagem.Mas no geral, o até mesmo o usuário mais exigente tem uma experiência agradável e satisfatória. Entre os pontos positivos que podemos destacar sobre o serviço estão os vários templates no criador de sites, planos com Linux e Windos e ilimitados.